O arquipélago dos Açores, são 9 ilhas remotas que conservam intacto uma identidade cada vez mais procurada e reconhecida por muitos. Desde paisagens á cultura, são muitas as razões, e quem o afirma não somos nós! Veja por si.
1ª PORQUE SOMOS UM DESTINO SUSTENTÁVEL
Os Açores são mais do que um simples destinto e quem já nos visitou, pode testemunhar isso. Por detrás de toda a beleza natural, dos vastos recursos naturais, históricos e culturais, está um enorme esforço para a sua proteção e preservação.
Atualmente, a região tem 50 Áreas marinhas protegidas e quase 25% do território terrestre está classificado como Áreas Protegidas, inseridos nos Parques Naturais de cada ilha.
Em 2019, os Açores tornaram-se, no primeiro arquipélago do mundo a ser certificado como destino turístico sustentável pelo programa EarthCheck Sustainable Destination, levando Portugal a entrar na lista dos 8 países com regiões certificadas pelo Global Sustainable Tourism Council.
2º AS PAISAGENS MAIS BONITAS DA EUROPA
Rendidos pela beleza natural das magnificas paisagens açorianas, a European Best Destinations, associação que promove os melhores destinos na Europa, coloca os Açores em destaque na primeira posição da categoria Paisagens. Recentemente, a ilha de Santa Maria destaca-se em primeiro plano na categoria Paisagens sustentáveis.
3º PELO PATRIMÓNIO
Desde o seculo XV ao seculo XIV, os Açores tiveram um papel fundamental no sucesso das viagens de exploração e rotas comerciais marítimas entre as grandes potencias. Os seus portos marítimos davam o abrigo e abastecimento necessário e resultaram numa grande diversificação de culturas e património existente na região. Esse valor é reconhecido pela UNESCO em 1983 ao classificar o centro histórico de Angra do Heroísmo da ilha Terceira e mais recentemente em 2004, a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico, como património mundial da UNESCO
4º SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL
Desde 2007 que as Maravilhas de Portugal promovem o património cultural de Portugal. Nas 8 edições já realizadas, os Açores viram por 4 vezes o seu nome constar na lista vencedora das 7 Maravilhas. Esta é uma oportunidade para descobrir de perto os vencedores.
Em 2010, a lagoa das Sete Cidades (zonas aquáticas não marinhas) e a Paisagem vulcânica da ilha do Pico (grandes relevos) foram classificadas individualmente uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Na edição de 2012 foi a vez da Lagoa do Fogo (praias selvagens) ser considerada uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal.
A última foi a Fajã dos Cubres (aldeia do mar), já na edição de 2017 na categoria 7 Maravilhas Aldeias de Portugal.
5º O MELHOR DESTINO DA EUROPA PARA OBSERVAÇÃO DE BALEIAS
A observação de cetáceos e outras atividades como nadar com golfinhos tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e é hoje uma das principais atividades do destino. A prova disso é a European Best Destinations colocar novamente, os Açores no 1º lugar dos melhores lugares para observação de baleias e golfinhos, afirmando que a região é um dos maiores santuários de baleias no mundo e que os visitantes querem ver os animais no estado selvagem e não em aquários. Até já!
0 Comment